Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano |
A Companhia Águas de Joinville (CAJ) vai migrar 87,5% do consumo de energia elétrica para o Mercado Livre de Energia e, com isso, passará a utilizar energia produzida a partir de fontes renováveis como biomassa, eólica e solar. Em comparação com as fontes de energia convencionais, elas causam impacto mínimo no meio ambiente.
O pregão eletrônico para a Compra de Energia Incentivada foi realizado na sexta-feira (19) e dividido em quatro lotes, de agosto/2021 a julho/2024. Agora, a Companhia Águas de Joinville avalia as documentações e propostas apresentadas para homologar o vencedor.
"Com este projeto, a Águas de Joinville deixará de utilizar os geradores a diesel, que ficarão apenas para emergências. A Companhia também pretende reduzir as despesas com energia elétrica nos próximos três anos", afirma Felipe Rodrigues, engenheiro eletricista da CAJ.
A Águas de Joinville busca adquirir energia de fontes renováveis para as suas quatro maiores unidades consumidoras, que são a Estação de Tratamento de Água do Cubatão, a Estação Elevatória da rua Florianópolis e as Estações de Tratamento de Esgoto do Jarivatuba e do Espinheiros.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Águas de Joinville, que visa reduzir o consumo e adotar fontes mais sustentáveis de energia. A ação também reafirma o compromisso assumido pela CAJ com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas.
Deixe seu comentário